Com o crescimento da cidade de Colatina e ampliação da mesma, passou-se a ter uma ênfase na parte de parcelamento de solo urbano (loteamentos), com a cidade tendo uma expansão populacional maior, empresários e empresas de construções e donos de terras, começaram a criar novos loteamentos para atender esta demanda. Mas Colatina em sua maior parte é composta por morros e lugares elevados com inclinações superiores ou iguais a 35%. Este crescimento, não está apenas ligado a setores privados, os setores públicos também entraram nessa fase para atender a população carente, criando assim os loteamentos sociais que em conjunto com o governo, o cidadão tem direito de comprar uma casa e paga-la com um prazo maior e juros menores.
O solo com o tempo ele se desgasta e quase em todos os loteamentos, os lotes perto das encostas são mais baratos e maiores, só que a pessoa acaba se esquecendo que com o dinheiro que ela deixa de gastas em um lote plano ela gasta fazendo a estrutura da casa, pois toda a obra de estrutural tem um valor alto. E com essas estruturas acaba se tendo um desgaste do solo, muitas vezes causados por maquinas ou ate a ação humana e não se tem a preocupação de fazer com que ele volte a ter a mesma estrutura ou criar artifícios para mantê-lo firme.
Em uma reportagem retratando o medo dos habitantes de Colatina e duas outras reportagens feitas para mostrar que algo está sendo feito a respeito deixando assim a população menos preocupada.
Não foi possível evitar os desmoronamentos causados pela chuva que ocorreu em 2013, pelo fato de ser uma cidade antiga, e na época não se tinha preocupações com os desastres naturais, o modo de se construir e aonde seriam construídos, a cidade cresceu e com ela veio os problemas de qualquer outra cidade com um desenvolvimento maior. Passou-se então a fiscalizar e criar planos e leis para que não houvesse mais este tipo de crescimento desordenado na cidade, só que as construções antigas e consideradas ilegais, após serem feitas as leis não foram interditadas ou apenas fiscalizadas para que se pudesse ter uma noção do problema e áreas onde não poderia ter aquela construção. Colatina é uma cidade onde se compõe principalmente por morros, muita destas casas estão em encostas e ate mesmo muito perto das mesmas. Muitos não possuíam conhecimento suficiente para saber que um dia a casa ou a encosta poderiam ceder, os que tinham um pouco mais de verba contrataram profissionais, para que fizessem o projeto de suas casas deixando-a com um pouco menos de risco do que os outros, que apenas fizeram com força de vontade de possuir sua moradia própria. Passou-se a ter muito mais casas sobre o local, mais casas mais peso, e um fator agravante além do crescimento desordenado dessas casas, passou-se a ter um desmatamento maior para fazer as construções, e estruturas feitas apenas para manter a casa de pé. Com este desmatamento e crescimento desordenado o local onde se tem as construções passou a ter um risco maior, nesse tempo o solo estava menos mexido, as chuvas vinham e não afetavam tão bruscamente o solo, pois ainda sim havia pouco tempo que se tinha feito as construções e o solo ainda firma, mas o tempo e chuva e movimentações de terras fez com que o solo ficasse fraco e sem nada para que pudesse dar um apoio ao mesmo.
Com uma forte chuva que ocorreu no ano de 2013, esse problema se agravou, pois ocorreu um desgaste ainda maior, colocando alguns pontos das cidades em risco. Riscos estes causados pela falta de fiscalização e estudos para que não houvesse ocorrência sobre este tipo de problema, mas com os problemas são criadas as soluções. Só que ainda sim acontecem alguns erros nas novas áreas que estão sendo parceladas e construídas, algumas destas áreas foram aprovados com projetos seguindo as leis e as diretrizes impostas, mas algunsapós aprovar esses projetos aproveitam e vendem um lote perto de uma área que possui uma inclinação acentuada e com um risco maior.
REFERÊNCIAS
População de Colatina ainda espera obras emergenciais da chuva de 2013.
http://seculodiario.com.br/22530/8/populacao-de-colatina-ainda-espera-obras-emergenciais-da-chuva-de-2013
Obras de contenção de encostas na rua Fioravante Rossi, em Colatina/ES.
http://reporterpaulomaciel.blogspot.com.br/2015/04/obras-de-contencao-de-encostas-na-rua.html
Obras de reconstrução acontecem em sete bairros de Colatina.
http://www.colatina.es.gov.br/noticias/mostrar_noticia.php?area=gabin&materia=2420
Grupo:
Gabriell
Locatelli Vieira
Marlon
Marques De Oliveira
Mylena
Alves Dos Santos
Ana Luiza
Romano
Rodrigo Seidel
Nenhum comentário:
Postar um comentário